terça-feira, 30 de agosto de 2011

Digitando e aprendendo na sala de informática

       Nesta semana os alunos de 1º ao 3º ano estão utilizando o editor de texto writer para aprender a digitar o alfabeto maiúsculo e minúsculo, os encontros vocálicos e algumas palavrinhas. Está sendo bem legal !
No início parece meio complicado, mas todos aprendem. Cada um no seu tempo, cada um no seu conhecimento !
Animados e conscientes que estão aprendendo, aprendendo o mundo letrado !
Cada dia é uma nova descoberta !
Pequenos no tamanho e não na vontade de aprender !
A cada momento um avanço no aprendizado de uma letra, palavra, frase e quem sabe um lindo texto. É o que esperamos de cada criança, de cada pergunta, de cada sorriso !
Que neste ano...
possam aprender...
e se estimularem...
cada vez mais.
Pois, a escola deve incentivar...
seus alunos na conquista de uma sociedade melhor !!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

1ª Conferência Municipal de Educação em Valparaíso de Goiás

        Nos dias 25 e 26 de agosto participamos  da 1ª Conferência Municipal de Educação em Valparaíso de Goiás que abordou sobre as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Nesta Conferência foram funcionários de todas as escolas para participarem deste evento tão necessário e importante para inovação das escola públicas de nosso município. 
        Nestes dois dias discutimos e contribuímos para a formulação do plano de educação de Valparaíso, município este  em que leciono e acredito que podem haver melhorias significativas na educação. As direrizes, metas e estratégias do PNE abordam vários aspectos que devem ser  aprefeiçoados na educação do país e baseado nestes que elaboramos nosso plano de educação.
        Acredito que podemos mudar a  visão de educação de nosso município e espero ansiosa e quero contribuir sempre para o progresso de nossa educação pública.  

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sala de informática nas escolas públicas

        Nas escolas do município de Valparaíso de Goiás e de outras cidades, as salas de informáticas estão sendo instaladas a cada dia e profissionais capacitados para que nossos alunos tenham mais contato com as tecnologias digitais e a informatização.
        Os professores que iniciam suas aulas na sala de informática acreditam que a maioria dos alunos já reconheçam, tenham habilidade e estejam familiarizados com o mouse, teclado e alguns sofwares dos programas dos computadores fornecidos pelo MEC.
         Porém, a realidade das escolas públicas é outra.Os professores iniciam suas aulas com alunos de 1º ao 9º ano que não sabem como manusear o mouse e teclado e que se sentem inseguros e incapazes na frente destas máquinas que, nos dias atuais, são tão comuns no uso habitual de nossa sociedade.
         Acredita-se que uma das grandes dificuldades também seja o programa fornecido para as escolas. Uma vez que, na maioria das residências seja utilizado o Programa Windows, no entanto, estamos ensinando no Pograma Linux Educacional que não é de uso habitual para nossos alunos. Mas as dificuldades não cessam por aí, pois nas salas de informática nem sempre a internet funciona e mesmo com incentivo do professor, muitos alunos não se sentem motivados para assistirem as aulas, principalmente do Ensino Fundamental II.
          Na escola em que trabalho estou desenvolvendo projetos para incentivo e melhoria da qualidade do ensino dos alunos, não somente nas minhas aulas, mas também com seus professores regentes.
           No mês de maio fiz o blog da sala de informática, que é o primeiro projeto que pretendia desenvolver,  e juntamente com este o Pojeto do Aluno Nota Dez e do Jornal da Escola. Parece muito complicado, mas no momento o que está deixando meu trabalho estressante é o fato de não saber a quem recorrer, mas acredito que o que complica tanto  o trabalho docente seja este nosso sistema capitalista que beneficia a minoria e deixa de lado a maioria na educação, que se resume a escola pública, esta instituição em que trabalho e me sinto por muitas vezes frustada e incapacitada.
           Muito se questiona sobre a educação na escola pública, mas sabemos que o problema se inicia neste sistema capitalista que desvia tanto nossos benefícios e desampara os professores, que mesmo esperançosos, ainda se abatem quando desejam ansiosos verem seus projetos escolares serem desenvolvidos e resultando em qualidade e melhoria do conhecimento de seus educandos tão carentes de aprendizado, de tecnologia, de educação. Educação no sentido amplo, pois o que vemos são alunos sem qualificação para expor suas ideias, sem oportunidade para falar com seus professores, sem interesse para assistirem e prestarem atenção nas aulas. E se chega a esta pergunta: Porque está acontecendo isto?
          Podemos responder sem muito pensar, consigo enxergar a resposta no rosto de alunos e professores cansados de escolas sem estrutura para um ensino de qualidade. Quando digo qualidade, não fala-se de escolas muito bem planejadas ou semelhantes a escolas da França e de outras países que a educação realmente acontece.Estamos falando de uma escola com uma quadra de esporte, uma sala de informática que realmente possa acolher todos os alunos de uma turma de 30 educandos, de um pátio adequado, de uma sala de vídeo e material para que nossos professores possam fazer o seu trabalho com dignidade.
          Hoje, estou na sala de informática tentando desenvolver os meus projetos e acredito que irei conseguir, pois sou determinada. Talvez, estes projetos não saiam exatamente como planejei, mas espero fielmente que resultem em melhoria para o aprendizado de nossos alunos. Espera-se que estes educandos possam ver as fotos dos Alunos Nota Dez e se motivarem a estudar para se destacarem também e queiram participar da elaboração do Jornal da Escola que irá contribuir para o desenvolvimento da escrita, da leitura e falar somente de notícias que se referem aos eventos da escola que são feitos com tanto carinho e dedicação para estes futuros cidadãos que poderão fazer a diferença na nossa cidade, estado ou nação.
         Sou pedagoga, sou professora regente, sou efetiva nas dificuldades que passamos a cada instante nas sala de aula e até mesmo dentro da escola e ainda acredito na educação.
          Ficarei muito feliz se, no final deste ano, escrever sobre a vitória de meu trabalho na Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo e quero expor os alunos destaque em murais e blogs, para que realmente se sintam especiais e se motivem a se destacarem como pessoas e profissionais com lembranças da contribuição que a escola fez em suas vidas.

                                                                                         
Thiara Teixeira de Assis


         

       

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROJETO" VIVA A DIFERENÇA"


A equipe da Escola Municipal Antonio Bueno de Azevedo tem a honra de convidá-lo, para tomar um delicioso chá e assistir as apresentações em comemoração à culminância do Projeto:“Viva a Diferença” que se realizará no dia 24/08/2011 às 10hs no pátio da escola. Contamos com a sua presença.

Convites
Lembrancinhas
As apresentações do projeto foram lindas.
Os trabalhos dos alunos ficaram sensacionais !
Tivemos apresentação de capoeira com alunos mais que especiais, sensacionais !

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


Ninguém pode estragar o seu dia,
ao menos que você permita
O colunista, Sydney Harris, acompanhava, certo dia, um amigo à uma banca de jornal.
O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sou.
- Por quê você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

Nós somos nossos “próprios donos”. Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mal-humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.
Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.
“Os tristes acham que o vento geme. Os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta.”
O mundo é como um espelho, devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos.
A maneira como você encara a vida, faz toda a diferença!
                                                                               Autor desconhecido

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MURAL DOS ALUNOS NOTA DEZ 
E JORNAL DA E.M.A.B.A 
DE 1º AO 9º ANO
Nesta semana organizei os murais para expor o Jornal da EMABA e os alunos Nota Dez, onde os pais e estudantes poderão observar e valorizar os projetos realizados na Sala de Informática. 

 MURAL DE 1º AO 5º ANO
 MURAL DE 6º AO 9º ANO

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Feira de Ciências e Matemática


A feira de matemática e ciências foi muito legal por que aprendemos muitas coisas de matemáticae de ciências e muitas outras matérias. Aprendemos a origem dos números, experiências cientificas como vulcões, carros de madeira, reciclagem,etc.
                                                                    Cayo chagas Cavalcante 9ºA

A Feira de Ciências e Matemática é uma atividade que requer criatividade e conhecimento. Tem que ter capacidade de pensar para sair um projeto adequado,um projeto bem esforçado. O meu projeto foi uns dos melhores,pois fala sobre um filosofo da era moderna. E entre tantos trabalhos eu vi coisas bem interessantes como uma reserva de água potável, meio ambiente,a poluição,etc. Foi muito interessante, poucas pessoas não souberam explicar. Mais a maioria explicou muito bem porque eu estava prestando atenção, teve cada assunto legal!
                                                                        Marcos William de Jesus freitas 9º A

Feira de Ciências: A Escola Municipal Antônio Bueno De Azevedo promoveu uma Feira de Ciências com os Alunos do 6º ao 9º ano que foi muito legal,promovendo ideias de alunos e um dos destaques foi o 9º ano "A" que falou do homem que inventou a matemática e que antigamente não havia números e eles contavam com gravetos.
                                                         Fábio Henrique Leal Braz  9º ano A